Documentários

Obras com reconhecimento nacional e internacional

Aikewara

(Luiz Arnaldo Campos - Longa metragem documental - 80 minutos)

A saga dos Aikewara, um povo indígena da Amazônia Brasileira, que sempre viveu à beira da extinção. Nos anos 70 sua aldeia foi invadida e ocupada por tropas do exército, que caçavam guerrilheiros em luta contra a ditadura militar. As violências promovidas pelas tropas militares enfrentam a resistência de um povo que fez da recuperação da memória sua estratégia de sobrevivência.

A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados (Luiz Arnaldo Campos) DocTV

História das raízes do Tambor de Mina e suas influências sobre a religiosidade do povo da AMazônia. A saga dos Turcos Encatandos é recriada através do narrador Baba Luiz Tayendó - sacerdote do Terreiro Toy Lissá, além dos depoimentos e cantos de muitos outros pais, mães, filhas e filhos de santo. Atores não profissionais escolhidos entre os integrantes de diversos terreiros Mina, comunidades quilombola e bairros pobres de Belém também participação das encenações.

Chupa-Chupa - A história que veio do céu (Adriano Barroso e Roger Elarrat) DocTV

Filme sobre as misteriosas aparições atribuídas a extraterrestres que aconteceram no municípios paraense de Colares. O vídeo recria os polêmicos episódios que ocorreram entre setembro e dezembro de 1977, nos quais vários habitantes da cidade alegaram serem vítimas de "luzes do céu que queimavam" - algo que levou grande parte da população a creditar os acontecimentos a seres de outro mundo.

A Nossa História (Ricardo Gomes)

Documentário sobre o Centenário da Assembléia de Deus. Para a produção foram reciados ambientes e figurinos do início do século 20, mobilizando mais de 60 atores e figurantes.

 

Rabeca - Tocando a Memória (Luiz Arnaldo Campos)

Trabalho de investigação da memória social e da arte de confeccionar e tocar rabeca nos municípios de Bragança, Tracuateua, Quatipuru e Augusto Corrêa. 

Terra de Negro (Luiz Arnaldo Campos)

Vídeo relata o cotidiano das comunidades remanescentes dos quilombolas dos municípios de Abaetetuba e do Acará, região nordeste do Pará.

Produtora Independente

Floresta Video Gráfica e Editora Ltda.

Endereço Correspondência:

Rua Áustria, 13 - Vila Permanente

CEP 68455-661

Tucuruí - PA - Brasil

®